Regresso ao Estudo Bíblico - 2     

Text Box: Objectivo: examinar como Deus é e porque isto é significante para o Crente.


 

Será de criámos Deus, ou foi Deus que nos criou a nós?

Deus não é …Religioso, Giro, "Um Camarada", Um Americano, Um Capitalista é o título de um livro recente que discute a concepção errada de Deus.

É um exercício interessante explorar como a nossa montagem de Deus tem sido moldada pela nossa família e amigos; pela literatura e as artes; pela televisão e os média; por canções e folclore; pelos nossos próprios desejos e carências; e também, claro, pelas experiências religiosas e filosofia popular.

A realidade é que Deus não é uma construção ou conceito. Deus não é uma ideia, uma noção abstracta das nossas mentes férteis.

Biblicamente, tudo, até os nossos pensamentos e a nossa habilidade em criar ideias, vêm do Deus que nós não criámos ou cujo carácter e atributos não foram moldados por nós (Colossenses 1:16-17; Hebreus 1:3): o Deus que simplesmente, É. Deus não tem origem nem tem fim.

No princípio não existia qualquer ideia humana sobre Deus, pelo contrário no princípio (uma referencia de tempo utilizada por Deus para o nosso conhecimento finito) estava Deus (Génesis 1:1; João 1:1), Nós não criámos Deus, mas Deus criou-nos na sua imagem (Génesis 1:27).

Deus é, portanto nós somos. O eterno Deus é o Criador de todas as coisas (Actos 17:24-25; Isaías 40:28, etc.), e é somente pela sua vontade que todas as coisas continuam a existir (Apocalipse 4:11).

Existem muitos livros a especular em como é Deus. Sem duvida poderíamos fazer uma lista de adjectivos e nomes que informariam outros qual a nossa visão de Deus e o que Ele faz. O objectivo deste estudo é, no entanto, anotar como Deus é descrito nas Escrituras, e discutir porquê essas descrições são importantes para o crente.

Reflexão

Aloca tempo para anotar o que pensas sobre Deus

Até que ponto são as tuas impressões de Deus baseadas em passada experiência, na visão de colegas e amigos, na família e vida escolar, em opiniões da sociedade actual, na tua imagem de ti próprio?

A Bíblia descreve o Criador como sendo eterno, invisível, conhecedor de tudo, e todo-poderoso.

Deus preexiste a sua criação (Salmos 90:2), e "habita na eternidade" (Isaías 57:15). "Ninguém jamais viu a Deus" (João 1:18), e Ele não é físico, mas "Deus é espírito" (João 4:24). Ele não está limitado ao tempo ou espaço, e nada Lhe está escondido (Salmos 139:1-12; 1Reis 8:27; Jeremias 23:24). Ele "conhece todas as coisas" (1João 3:20).

Em Génesis 17:1 Deus explica a Abraão, "Eu sou o Deus Todo-Poderoso", em Apocalipse 4:8 as quatro criaturas vivas proclamam "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir! A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade." (Salmos 29:4)

Paulo dirige Timóteo:

            "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amem" (1 Timóteo 1:17)

Descrições semelhantes da divindade podem ser encontradas em literatura pagã assim como em tradições não-Cristãs.

Paulo sugere que, através da observação á criação, a soberania de Deus deveria ser óbvia a todos. "Pois" diz ele "os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo" (Romanos 1:20).

A visão de Paulo é muito clara: o povo "nas suas especulações se desvaneceram" (1:21) e criaram as suas próprias religiões e idolatrias. Ele também indica em Atos 17:22-31 que tanto homens como mulheres podem estar sinceramente confusos sobre a Natureza Divina.

Existe alguma diferença qualitativa entre o Deus Cristão e outras divindades?

A perspectiva Bíblica é de que os ídolos, os antigos panteões dos Gregos, Romanos, Mesopotâmios e doutras mitologias, os objectos de culto doutras religiões hoje e no passado, não são de qualquer maneira divinos porque "o Senhor nosso Deus, o Senhor é um!" (Deuteronômio 6:4). Não há Deus como o verdadeiro Deus (Êxodo 15:11; 1 Reis 8:23; Salmos 86:8, 95:3)

Isaías explica que outros Deuses "são nada" (41:24), e Paulo afirma que estes "chamados Deuses" não têm qualquer divindade porque "não há outro Deus, senão um só", "há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas" (1 Coríntios 8:4-6). "Não temos nós todos um mesmo Pai? não nos criou um mesmo Deus?" pergunta Malaquias, de forma retórica (2:10). Ver também Efésios 4:6.

Apreciar a majestade de Deus com temor e respeito é importante para o crente. No entanto, por si próprio, não é o suficiente. "Eis que Deus é grande, e nós não o conhecemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar" (Job 36:26). Uma diferença comparativa notável entre o culto ao Deus bíblico e a outras supostas divindades é que o Deus bíblico quer conhecer-nos intimamente, pessoalmente e individualmente. Deus o Pai não se quer relacionar connosco á distancia. Ele é o "Deus de perto" e não um "Deus de longe" (Jeremias 23:23)

Reflexão

Como descreverias a grandeza de Deus?

Como definirias a diferença entre o Deus bíblico e os Deus(es) de outras religiões?

Deus é ….

Portanto o Deus, em cuja imagem somos feitos, é um. Uma implicação do facto de termos sido criados na imagem de Deus é a possibilidade de sermos como Ele. Mas como é Deus? Grande parte das escrituras está dedicada á revelação de quem é Deus e como ele é.

Consideremos algumas ideias na forma das escrituras sagradas, e veremos como o conhecimento de como é Deus sugere qualidades espirituais a ser desenvolvidas no crente e no seu relacionamento com outros.

De forma significativa, as escrituras não dirigem o crente a tentar reflectir a imagem de Deus em termos de grandeza, omnipotência, omnisciência, etc.

Deus é santo (Apocalipse 6:10; 1 Samuel 2:2; Salmos 78:41, 99:9, 111:9, etc.)

Deus é glorioso na Sua santidade (Êxodo 15:11). Muitos teólogos definem santidade como sendo um estado de existência separado ou dedicado a propósitos divinos. Santidade é a colecção de atributos que definem quem Deus é e que o separam de Deuses falsos.

Hebreu 12:14 diz-nos que sem santidade "ninguém verá o Senhor". " … tal como Ele que vos chamou é santo, seis vós mesmos santos" (1 Pedro 1:15-16; Levítico 11:44). Somos chamados a "sermos participantes da sua santidade" (Hebreus 12:10).

Deus é amor e cheio de compaixão (1 João 4:8; Salmos 112:4, 145:8)

A passagem anterior em 1 João diz-nos que aqueles que conhecem Deus são identificados pela sua preocupação por outros porque Deus é amor. Amor floresceu dentro da Divindade "antes da fundação do mundo" (João 17:24) porque amor faz parte inerente da natureza de Deus.

Pelo facto de que Ele mostra compaixão os crentes devem mostrar compaixão uns pelos outros (1 Pedro 3:8; Zacarias 7:9)

Deus é bondoso, misericordioso, clemente (1 Pedro 2:3; Êxodo 34:6; Salmos 86:15; 111:4; 116:5; etc.)

Uma expressão do amor de Deus é a "grandeza da sua misericórdia" (Lamentações 3:32). Deus está "pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência" (Neemias 9:17). "Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele" (Daniel 9:9)

"O Deus de toda a graça" (1 Pedro 5:10) aguarda que a Sua graça seja difundida por todo o mundo (2 Coríntios 4:15), e para que Cristãos reflectem a Sua graça e perdão na maneira em que tratam outros (Efésios 4:32)

Deus é bom (Lucas 18:19; 1 Crónicas 16:34; Salmos 25:8; 34:8; 86:5; 145:9)

Bondade implica que Deus abençoa acima das expectativas em bondade e compaixão. "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17)

A recepção da bondade de Deus é a preparação para o arrependimento - "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?" (Romanos 2:4)

O Deus, que é "poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" (Efésios 3:20), diz aos crentes para "fazer bem a todos" porque ele ou ela "que fazem bem são de Deus" (3 João 11).

Reflexão

Como é que o estudo sobre a natureza de Deus ajuda o Cristão?

Consegues ver como os atributos de Deus nos informam de como deveremos reflectir a Sua imagens?

Existem áreas pessoais na tua vida que necessitas de levar perante Deus como consequência deste estudo ?

Deus é por nós (Romanos 8:31)

Claro que Deus é muitíssimo maior do que a nossa linguagem física pode descrever. "a sua grandeza é insondável" (Salmos 145:3)

Como poderemos conhecer Deus e reflectir a Sua imagens ? Como poderemos realizar o Seu desejo que sejamos santos, cheios de amor, de compaixão, benignidade, perdão e bondade?

Deus, "em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17) e cujo carácter é cheio de amor e de graça não muda (Malaquias 3:6), providenciou um caminho para nós. Ele é por nós e deseja que sejamos os seus filhos (1 João 3:1).

Hebreu 1:3 informa-nos que Jesus, o eterno gerado Filho de Deus, é a reflexão exacta do íntimo de Deus - "a imagens expressa da Sua pessoa". Se necessitamos um conceito tangível da imagen do Pai, Jesus é essa imagen. Ele "é imagem do Deus invisível" (Colossenses 1:15)

Cristo disse "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar." (Mateus 11:27).

A maneira de conhecer a Deus é através do Filho.

Reflexão

Somos por nós próprios capazes de reflectir na totalidade a imagens de Deus?

Text Box: Próximo estudo
Quem é Jesus Cristo e porque é Ele central para a fé do crente?
Consegues identificar maneiras em que Deus providencia para a humanidade?

Como podemos entender a imagen de Deus e vir a conhecê-lo?

Conclusão

As escrituras revelam como Deus é, e isto é significante para o crente pois somos criados na imagem de Deus..

Retirado da Síntese Doutrinal da Worldwide Church of God :

http://www.wcg.org/lit/aboutus/beliefs/#Father

Deus o Pai

"Deus o Pai é a primeira pessoa da Divindade, o Semorigen, de quem o Filho é eternamente gerado e de quem o Espírito Santo procede eternamente através do Filho. O Pai, que criou todas as coisas visíveis e invisíveis através do Filho, envia o Filho para nossa Salvação e dá-nos o Espírito Santo para nossa regeneração e adopção como filhos de Deus". (João 1:1, 14, 18; Romanos 15:6; Colossenses 1:15-16; João 3:16; 14:26; 15:26; Romanos 8:14-17; Atos 17:28)

Leitura adicional

Ver outros artigos da Worldwide Church of God no: http://www.wcg.org/lit/God/default.htm  ou da Igreja de Deus Mundial em http://www.idm.pt

Laythem, D. Brent. Editor.God is not…Religious, Nice, “One of us”, An American, A Capitalist.2004. Brazon Press: USA.

Packer, J.I. Knowing God. 1973, 1993, 2004. Hodder & Stroughton: UK